Dúvidas Frequente.jpg
Dúvidas Frequentes

PROCEDIMENTOS GERAIS

Como faço para trocar um produto dentro da garantia?

Fique tranquilo, se você é uma Revenda entre em contato e acione nosso SAC através do e-mail sac@mundiallux.com.br.

Caso seja um consumidor final, isto é, efetuou uma compra em lojas que comercializam nossos produtos é possível realizar a troca no local onde o adquiriu, munido de sua Nota Fiscal ou Cupom Fiscal de compra. Após 1 ano da compra, contactar diretamente o nosso SAC pelo sac@mundiallux.com.br.

Como ser um representante Mundial LUX?

Ficamos felizes em saber do interesse de representar a nossa marca. Para ser um representante, basta clicar em “Contatos” no menu do site e preencher o formulário com o assunto “Seja um Representante” informando sua cidade e estado. Será uma satisfação atendê-lo!

Como saber o(s) valor(es) de cada produto?

É muito simples! Entre em contato com o nosso departamento de vendas pelo e-mail vendas@mundiallux.com.br, telefone (47) 3305-1439 ou pelo Whats app (11) 94040-1667 para atendermos a sua necessidade da melhor maneira possível

Onde encontrar os nossos produtos?

Nossos produtos estão disponíveis em todo o Brasil. Consulte aqui mesmo em nosso site a loja mais próxima de você. Para isso, basta clicar no aqui ou no menu “Onde Encontrar”, digitar a sua cidade ou o cep para buscar no mapa a loja mais próxima.

Sobre LED.jpeg

SOBRE A TECNOLOGIA LED

Posso substituir todas as lâmpadas por as de LED?

Sim, na grande maioria as lâmpadas convencionais podem ser substituídas por lâmpadas de LED, basta encontrar o modelo equivalente, pode verificar esta informação nas especificações técnicas de cada produto e também nas embalagens.

Quais tipo de base uma lâmpada LED possui?

As lâmpadas de LED da Mundial LUX possui bases que são as mais utilizadas no mercado de acordo com a legislação do INMETRO;

E27 (Rosca – Bulbos, Balloons, T30 e PAR20/30/38)

E14 (Rosca – Velas e Bolinha)

GU10 (Pino – MR11, MR16 também conhecidas como dicroicas, AR70 e AR111)

G9 (Bipino – Decorativas G9)

G4 (Bipino – Decorativas G4)

Posso instalar produtos de LED em lugar muito quente?

Não é apropriado pois o excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. O máximo que podemos considerar é 35°C como temperatura ambiente para a maioria dos produtos exceto para Fitas LED Flex com grau de proteção IP65 devido conter o silicone como parte da proteção.

Posso instalar produtos de LED em lugar úmido?

Sim, porem o produto deve ter um grau de proteção (IP) maior que 65. Antes de escolher um produto LED, é preciso saber se o produto pode ser utilizado em área externa pois possui resistência a jatos de água ou no caso de IP67 submersão temporária. Produtos que ficam submersos por tempos prolongados exigem proteção IP68.

Posso instalar produtos de LED em lugar muito frio?

Sim. Um ambiente mais frio facilita a troca de calor ajudando no seu funcionamento, desde que obedecidos os limites descritos na embalagem do produto. Vale levar em consideração que 95% dos produtos da Mundial LUX podem estar em um ambiente até -20 °C.

O LED esquenta?

Sim, na base aonde o chip de LED está acoplado, mas não irradiam calor pelo facho luminoso. Por isso a importância de utilizar um material de qualidade para dissipação de calor. A diferença entre uma lâmpada comum e uma lâmpada de LED, é quea lâmpada de LED possui baixa radiação infravermelha, tornando-a uma lâmpada de baixa carga térmica.

Quais cores existem de LED?

A versatilidade da tecnologia LED permite uma gama extensa de diferentes cores, que denominamos tecnicamente como temperatura de cor (K) que varia de 2.200K (cor alaranjado) até 10.000K (cor azulada). Segundo a legislação do INMETRO que regula a qualidade das lâmpadas LED, as temperaturas de cor (K) mais utilizada comercialmente são de 2.700K e 3.000K (cor amarelada), 4000K (cor gelo) á 6.500K (cor branco azulada).

Qual o tempo de vida útil de uma lâmpada?

A vida útil de um produto com tecnologia LED varia de acordo com o modelo, em média pode durar de 15 a 100 mil horas, isso depende da qualidade do chip do LED, dos componentes eletrônicos que alimentam o LED e do material utilizado para a dissipação do calor gerado. A legislação do INMETRO prevê para lâmpadas de LED direcionais e omnidirecionais o mínimo de 25.000 horas de vida útil e 15.000 horas para lâmpadas decorativas.

Quais os benefícios da tecnologia LED?

Qualidade de luz, versatilidade de formatos e aplicações, economia e sustentabilidade estão entre os principais atributos para quem escolhe a tecnologia LED:

– Baixo consumo de energia, economize até 90% em relação a outras tecnologias.

– Vida útil longa, a maior parte dos produtos Mundial LUX tem 25.000 horas de vida útil, chegando até 50.000 horas e de 2 a 5 anos de garantia.

– Não gera calor no facho de luz, reduzindo assim, o calor e consumo de ar-condicionado nos ambientes.

– Não emite raios ultravioletas e infravermelhos como outras tecnologias de lâmpadas, não atraindo insetos.

SOBRE OS PRODUTOS

Posso utilizar sobras de Fitas LED Flex em outros lugares?

Sim, porém não esquecer de calcular o tamanho da sobra para que utilize um LED Driver para alimentar a fita com a potência correta.

As Fitas LED Flex podem ser instaladas em qualquer superfície?

Não, para que não haja descolamento da fita dupla face 3M, que consta atrás em todos os nossos modelos, deve ser instalada somente em superfícies não porosas, sem humidade e sem resíduos, totalmente limpa.

Posso instalar a Fita LED Flex em área externa?

Todas as Fitas LED FLEX WATER foram desenvolvidas para utilização em área externa, porém NÃO submersas. Lembrando que todos os produtos que têm o grau de proteção IP65, IP66 e IP67 são exclusivos para utilização em área externa.

Posso cortar a Fita LED Flex?

Sim, todos os modelos de Fitas de LED Flex da Mundial LUX tem suas áreas de corte demarcadas na fita, que variam a cada 1,2cm até 1 metro. Essa informação pode ser encontrada em nosso site ou na própria embalagem de cada item.

Quantos metros de Fita LED Flex posso instalar em um LED Driver? 

O limite de potência total considerado deve ser de até 90% da capacidade do driver. Para calcular a potência total da Fita LED Flex, basta multiplicar a potência de cada metro da Fita LED Flex pela quantidade total de metros a ser instalada. Exemplo: Fita LED Flex Power com 20W/m – ou seja a cada metro de fita consome-se 20W. Medida de instalação de 3 metros; Cálculo: 2 m X 20W = 40 W Adicione margem de segurança de 10% dividindo o total de potência por 0,9 (90%). 40 W / 0,9 = 36 W.

O que é um LED Driver?

É um dispositivo controlador de tensão, e/ou corrente, utilizado para alimentar adequadamente as fontes luminosas LED que não possuem driver integrado, como por exemplo as Fitas e Painéis de LED. A função de um LED driver é compatibilizar a tensão da rede elétrica normalmente 127V ou 220V com as especificações de tensão menor do equipamento.

Porque as lâmpdas G9 não são bivolt?

O objetivo da Mundial LUX é trabalhar com os modelos G9 no mesmo tamanho dimensional das G9 tradicionais com tecnologia halógeno para melhor aplicabilidade em lustres/luminárias com menor espaço de conexão. Com tudo, hoje em dia a tecnologia eletrônica ainda não tem a capacidade de engenharia para criar um driver com tensão bivolt (127~220V).

Posso ligar uma lâmpada LED 127V em 220V?

Não. Isso resulta na queima imediata das lâmpadas de LED, perdendo a garantia do produto. Portanto, antes de fazer a instalação verifique se a tensão do circuito corresponde é a mesma que a da lâmpada.

Ao substituir as lâmpadas preciso trocar os soquetes?

Na maioria das vezes os soquetes permanecem o mesmo.  Alguns modelos como as lâmpadas: MR11, MR16, AR70 e AR111 pode haver a necessidade de troca do soquete porque os modelos de tecnologia ultrapassado como halógena e incandescente possuíam as bases G5.3 (MR11, MR16) e G53  (AR70 e AR111) portanto havendo a necessidade de substituir os soquetes.

Posso ligar uma lâmpada LED 220V em 127V?

Não. Apesar de ela não queimar por ter uma capacidade de tensão maior do que a tensão ligada, a lâmpada LED acenderá com baixa luminosidade e pode apresentar luz intermitente ou instabilidade no fluxo luminoso, causando também danos ao produto que podem comprometer sua vida útil e garantia.

FAQ - PRODUTOS.png

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GERAIS

O que significa a sigla IRC?

IRC significa Índice de Reprodução de Cor. É uma escala de 0 a 100 utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz. Produtos com IRC na escala entre 80 a 100, onde é regulamentado pelo INMETRO são as que produzem mais fielmente as cores dos objetos iluminados. Para melhor entendimento, o IRC da luz natural emitida pelo sol é de 100.

Devo comprar produtos LED por Potência ou Fluxo Luminoso?

A escolha por um produto LED deve ser feita com base na Eficiência Luminosa (lm/W). Quanto maior o resultado, maior luminosidade com menos consumo de energia.  

O que é Fator de Potência?

É uma medida entre 0,01 à 1 relativa a quantidade de energia que é passível de utilização no equipamento e a quantidade de energia total comprada da concessionária. Um equipamento com alto fator de potência, isto é, acima de 0,95,  garante que boa parte da energia comprada será utilizada de forma eficiente.

O que é Eficiência Luminosa?

Eficiência Luminosa (lm/W) é a quantidade de Lumens (lm), luz emitida por Potência (W). Em caso de dúvidas aonde encontrar essa informação, esta disponível em informações técnicas dentro de cada produto em nosso site ou em nossas embalagens.

O que significa a sigla IP?

Índice (I) de Proteção (P) é um padrão internacional que especifica níveis de proteção do equipamento em relação ao ambiente. O código IP é composto de dois dígitos: o primeiro (0-6) é relativo à proteção contra objetos ou materiais sólidos, e o segundo, relativo à proteção contra água (0-8). Como exemplo, um produto com IP68, significa que a proteção é máxima, podendo ser submergido na água até 5 metros.

O que é um Fluxo Luminoso?

É muito simples! É a quantidade total de luz emitida em todas as direções por uma fonte luminosa.

As Fitas LED Flex possuem o arquivo IES?

Por ser um produto com mais de 5 metros de extensão ainda não existe um equipamento para fazer as medições com a extensão tão longa. O máximo que pode ser medido é o comprimento de 1,20 metros. Mas para ficar fácil a proporção nossas Fitas LED Flex foram testadas com 1 metro.

Aonde obtenho a informação de qual modelo de lâmpada utilizar para cada medida de pé direito?

Basta clicar em “Arquivo IES” dentro de cada modelo de produto em nosso site. Para absorver as informações que consta neste arquivo, há a necessidade de um profissional como Arquiteto ou Lighting Designer para indicar o melhor produto específico para o pé direito.